Perigo! Pode estar carregado de estupidez excessiva. Lê à tua conta e risco.

7.10.05

Estilos

Uma coisa que me tem intrigado bastante nos últimos tempos (e por isso não tenho podido satisfazer a minha legião de fãs escrevendo mais posts na zona) é a estranha capacidade da língua portuguesa de criar expressões e palavras cuja origem é dúbia e estupidez claríssima. Como este blog trata essencialmente da estupidez, importa também procurar a origem de algumas estupidezes que por aí se praticam.
Todos conhecemos expressões populares desprovidas de sentido literal, e convido-vos a trazê-las à luz do dia e ao escrutínio de todos.

Já repararam que “Dar uma vista de olhos” não faz sentido e é quase uma volta de 360º? Haveria de se “dar uma vista” de quê? Alguém me explique! “Rir a bandeiras despregadas” será uma espécie de riso em que o corpo tem convulsões violentas e se deixa arrastar pelo vento dobrando-se sobre si mesmo e chicoteando o ar (é esta a imagem visual que tenho de uma bandeira despregada)? Se a bandeira estiver mesmo totalmente despregada então deixa-se mesmo arrastar pelo vento, e seria realmente muito cómico dizer-se uma piada e ver a plateia a correr e a dar cambalhotas dali para fora.
Outra é a mania que algumas pessoas têm de “mandar bocas”. Outra expressão que literalmente teria um sentido bastante cómico. E certas pessoas teriam vantagem! Uns lábios africanos acertariam com mais força e provocariam certamente mais danos (o que não deixa de ser irónico, já que têm um treino intensivo nos estaleiros de construção).

“Tremer como varas verdes” é, apesar da riqueza estilística, completamente estúpido. As varas por serem verdes tremem mais que as outras? Só se fossemos examinar a expressão à luz das capacidades recentes da linha defensiva leonina, mas a expressão, penso eu, é muito mais antiga!
“Sair o tiro pela culatra” apesar de literalmente fazer sentido, utiliza uma palavra de origem duvidosa… Culatra assemelha-se foneticamente (e com alguma boa vontade) a Cu e a largo (ok… eu percebo-vos… mas imaginem alguém a dizer Cu Largo em latim ou grego e vejam se não faz mais sentido). Será uma palavra que tem origem no seu sentido metafórico de que estamos prestes a ser possuídos por trás e à bruta, ou seja, lixados?

Outra coisa que me intriga é a crescente falta de imaginação para a criação destas expressões, que apesar de estúpidas, são bonitas e eu gosto. Cada vez mais se utilizam expressões de fácil criação, que são igualmente desprovidas de sentido e igualmente estúpidas, mas muito mais feias do ponto de vista estilístico. Por exemplo: “Está frio como o car*lho” ou “Chove como a m*rda”.

Não me lembro de mais expressões de momento, mas incito-vos à participação. Terei todo o gosto em tentar decifrar a estupidez inerente a cada uma delas.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha singela participação neste debate de expressões tugas..."tou feito ao bife"...E os vegetarianos? feitos ao tofu???
E que dizer do "tás armado em carapau de corrida"? Desculpem, há algum campeonato de F1 de carapaus??
Acrescento o "põe-te a pau"...E recuso-me a comentar!

7/10/05 17:36

 
Anonymous Anónimo said...

"caga nisso" ou "tou-me a cagar"?????mas o que é isto?quando um pessoa "nao esta para a i virada"(outra pouco logica) caga em cima do assunto ou pessoa em questao???ou talvez seja so o comunicado que queira fazer...visto que o assunto remete a pensamentos menos limpos???....instruam-me por favor!

10/10/05 12:18

 
Anonymous Anónimo said...

Pois parece-me a mim que expressões destas na lingua portuguesa são aos milhares, mas posso aqui deixar algumas que tenho alguma curiosidade em saber de onde surgiram e pode ser que tu me possas esclarecer, a mim e aos demais leitores:
- DAR PONTAPÉS NA GRAMÁTICA;
- ANDAR AOS MELOS;
- APELAR PARA A IGNORÂNCIA;
- ARRASTAR A ASA;
- BAIXAR A BOLINHA;
- DESBRONCAR-SE;
- FAZER FIGURA DE URSO;
- MEXER OS PAUZINHOS;
- NEM Q A VACA TUSSA;
- DEIXAR PENDURADA;
- FACA NA LIGA;
- DAR UM BACALHAU;
- FAZER CHORAR AS PEDRAS DA CALÇADA;
- SERT MÃE GALINHA OU CORUJA;
- SER GRALHA;
- O FAMOSO LAMBE-BOTAS;
- DOR DE CORNO;
- ESTAR COM LARICA;
- ALTO E PARA O BAILE;
- GRANDE GRETA;
- ABANAR O CAPACETE;
- ANBANDALHAR;
- ABÉCULA;
- ACORDAR COM OS PÉS DE FORA;
- AFINFAR-LHE;
- AGORA É Q A PORCA TORCE O RABO;
- ANDAR DE CU TREMIDO;
- ANDAR NAS LONAS;
- FAZER QUALQUER AS MIJINHAS;
- ATIRAR-SE DE CABEÇA;
- SER AREIA DE+ PARA A MINHA CAMIONETA;
- ARMADO AOS CUCOS;
- ARRANJAR LENHA PRA SE QUEIMAR;
- ARREAR O CALHAU;
- BATER A BOTAS, ESTICAR O PERNIL;
- BATER CA PORTA NA CARA
- DAR CA LINGUA NOS DENTES;
- NÃO BATAS + NO CEGUINHO;
- MANDAR BITAITES;
- BOM COMÓ MILHO;
- CABEÇA DE ALHO CHOCHO;
- SAIR NA RIFA;
- CAIR DE CU;
- CAIR NO CONTO DO VIGÁRIO;
- ESTAR NO PAPO;
- CAIR O CARMO E A TRINDADE;
- SER UM BICHO DE 7 CABEÇAS;
- CANTAR DE GALO;
- CALDO ENTORNADO;
- CALHAR Q NEM GINJAS;
- CARA CHAPADA;
- CHUCHAR NO DEDO;
- APANHADO COM A BOCA NA BOTIJA;
- ESTAR CA PULGA ATRAS DA ORELHAS;
- COMO OURO SOBRE AZUL;
- CONTAR COM O OVO NO CU DA GALINHA;
- CONVERSA DE CHACHA;
- CUSTAR OS OLHOS DA CARA;
....


ENFIM HAVERIA AQUI MUITA GENTE A DORMIR SE CONTINUA-SE COM O ENXURRILHO DE EXPRESSOES QUE EXISTEM DESTE TIPO, MAS PARA OS MAIS CURIOSOS AQUI VAI UM DICIONARIO DE CALAO E EXPRESSOES AFINS:
http://natura.di.uminho.pt/~jj/pln/calao/dicionario.pdf
:) A POIS É....

11/10/05 12:38

 
Blogger Blademaster said...

Será que este ocioso colaborador é o mesmo que participou no "Todos os Nomes"?
Deve ser da função pública!

13/10/05 21:06

 
Anonymous Anónimo said...

SENDO O OCIOSO COLABORADOR PARTICIPANTE DOS DOIS COMENTARIOS OU NAO...NUNCA SE IRA SABER, SENDO QUE ESTE É ANONIMO, MAS PO ROUTRO LADO É PRECISO Q CONSTE QUE O MEU COMENNTARIO FOI MUITO PROVEITOSO....HA PESSOAS CURIOSAS COMO A MINHA PESSOA

26/10/05 16:46

 

Enviar um comentário

<< Home